Propriedades medicinais do abacate.
- Deverson Sartori
- 4 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de fev.
Propriedades medicinais do Abacateiro.
O abacateiro é uma árvore originária da América Central, que produz um fruto delicioso e nutritivo, o abacate. Mas você sabia que o abacateiro também tem propriedades medicinais? Neste post, vamos falar sobre os benefícios e usos dessa planta para a saúde.

O abacateiro pertence ao gênero Persea, da família Lauraceae, e existem mais de 500 variedades de abacate no mundo. No Brasil, as mais cultivadas são as espécies antilhanas e antilhano-guatemalenses, que se adaptam bem ao clima tropical. O abacateiro pode chegar a 20 metros de altura e tem flores hermafroditas, que são polinizadas por insetos e abelhas.

O fruto do abacateiro é rico em gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes. Ele ajuda a reduzir o colesterol ruim, a prevenir doenças cardiovasculares, a melhorar a pele e os cabelos, a fortalecer o sistema imunológico e a regular o intestino. O abacate pode ser consumido puro, em saladas, vitaminas, cremes, mousses e até sorvetes.

Mas não é só o fruto que tem valor medicinal. As folhas, as cascas, as sementes e até o tronco do abacateiro também podem ser usados para tratar diversos problemas de saúde. Veja alguns exemplos:
- As folhas do abacateiro têm propriedades adstringentes, afrodisíacas, antianêmicas, antidiarreicas, anti-inflamatórias, antirreumáticas, antioxidantes, cicatrizantes, depurativas, digestivas, diuréticas, emolientes, estomáquicas, rejuvenescedoras, tônicas capilares e vermífugas. Elas podem ser usadas para fazer chá ou compressas para aliviar ferimentos, inflamações, aftas, anemia, amidalite, diarreia, dores de cabeça, gases, tuberculose, varizes, abscessos, problemas de fígado, hepatite, vermes, má digestão, ansiedade, estresse e hiperatividade . O chá de folhas de abacateiro também é um excelente diurético e ajuda a eliminar as toxinas do organismo e a reduzir o inchaço corporal.

- As cascas do abacate podem ser usadas para fazer um extrato alcoólico que tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Esse extrato pode ser aplicado na pele para tratar infecções causadas por bactérias ou fungos.

- As sementes do abacate podem ser raladas ou trituradas e usadas para fazer um pó que tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Esse pó pode ser usado para fazer chá ou cataplasmas para aliviar dores musculares ou articulares causadas por artrite ou reumatismo.

- O tronco do abacateiro pode ser usado para fazer uma tintura que tem propriedades antissépticas e cicatrizantes. Essa tintura pode ser usada para lavar feridas ou úlceras na pele.

Como você pode ver, o abacateiro é uma árvore medicinal onde tudo se aproveita. Mas lembre-se: antes de usar qualquer planta para fins terapêuticos, consulte um médico ou um especialista em fitoterapia para saber a dose adequada e os possíveis efeitos colaterais. E não se esqueça de consumir o abacate com moderação, pois ele é muito calórico e pode causar obesidade se ingerido em excesso.
Comentários