Alecrim e suas propriedades medicinais.

O Alecrim (Rosmarinus officinlis) é uma planta que apresenta relatos de sua utilização pelos Egípcios, mas também foi muito popular entre os Gregos e os Romanos, que acreditavam ser o símbolo do amor e da morte. Seu uso empirico, nessa época, era relacionado a proteção contra epidemias como a peste em locais públicos e usada ao redor do pescoço. Hoje sabemos que a proteção que o alecrim exercia é por esta planta apresentar propriedade anti-sépticas, mas naquela época não se tinha o conhecimento de microorganismos.

Trata-se de um pequeno arbusto, que atinge cerca de 90 cm de altura, com folhas verdes acinzentadas e flores azul-claras e brancas. O óleo essencial é destilado a vapor, a partir das flores e das folhas, por um processo chamado destilação, junto se obtem o hidrolado de Alecrim, possui um aroma potente e quente com notas de madeira e um leve toque de cânfora.

Sua utilização vai desde planta hornamental, tempero, planta medicinal e aromatizador.

Como planta medicinal seus efeitos terapêuticos são: estimulante digestivo e para falta de apetite (inapetência), azia, problemas respiratórios, debilidade cardíaca (cardiotônico), cansaço físico e mental, hemorróidas, antiespasmódico e cicatrizante.

Pode ser usado em forma de tempero, auxiliando na falta de apetite principalmente em crianças e idosos, como xarope para problemas respiratórios, tintura, infusão e pó da planta.

Na aromaterapia é um bom estimulante, em especial da circulação e memória e ajuda a manter a concentração, muito bom para quem dirige durante a noite ou mesmo pra quem está cansado, pois tem ação energética e revigorante. Serve também como auxiliar na alopécia (perda de pelos e cabelo), na bronquite, nas queimadiras, nas constipações, caspa, diarréia, flatulência, dores de cabeça e na obesidade

Pode ser utilizado em inalações, banhos e massagens. Utiliza uma umidificador e acrescente umas 10 gotas de óleo essencial de alecriam para cada 100 mL de água ou utiliza colar aromático, coloque 3 a 4 gotas no colar e na massagem acrescente 10 a 15 gotas em 100 mL de óleo carreador (amendoas doce, semente de uva, gergilim, andiróba, buriti, etc).

Não usar em grande quantidade , também não usar durante o início de gravidez ou em caso de hipertensão.

Obrigado por terem nos visitado.

Mais informações é só entrar em contato em nosso site e e-mail: www.essencianatural.com.br

contato@essencianatural.com.br

Até breve!

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square