​O que é Psicologia?

Do grego ψυχή (psyché), “alma” e λογία (logia), “estudo”: “estudo da alma”. A Psicologia pode ser compreendida como uma das áreas dentro do campo das ciências humanas que visa estudar o ser humano e sua relação com o mundo.

Seus objetos de investigação científica englobam o comportamento, a subjetividade, o inconsciente, a personalidade, a sexualidade, os processos mentais, as questões existenciais, o processo de desenvolvimento, envelhecimento e aprendizagem, as relações familiares e de trabalho dentre outros.

Psicologia Clínica
Criança, Adolescente e Adulto

Psicologia Clínica é uma área de atuação do psicólogo que se utiliza de métodos e técnicas para conhecer a realidade psíquica, emocional e comportamental da pessoa, ou de um grupo de pessoas e visa o bem-estar individual e coletivo. A psicologia clínica promove a saúde mental através de avaliação, diagnóstico e terapia para crianças, adolescentes, adultos.

A psicoterapia busca melhorar a vida do paciente, trazendo um maior entendimento frente as questões da vida. É um processo onde paciente e psicólogo trabalham juntos para identificar padrões, comportamentos, emoções e ações que permitam mudança e desenvolvimento nas questões apresentadas.

Com ajuda do psicólogo é possível  identificar as causas que podem estar impedindo o paciente de ter uma vida mais plena.​

Buscar a psicoterapia é procurar o auto-conhecimento, que é o caminho para o alívio do sofrimento psíquico. Com as reflexões promovidas pela terapia, podemos modificar situações que podem estar dificultando o crescimento, não só emocional, como profissional e social.

Psicologia Organizacional

É uma vertente da psicologia, que visa o desenvolvimento das empresas através do desenvolvimento das pessoas, cria estratégias, métodos e processos que visam a saúde, o desempenho e o desenvolvimento de competências dos profissionais alinhado aos resultados e objetivos estratégicos da empresa.

Tem atuação na gestão de clima e cultura organizacional; programas de carreiras; planejamento sucessório; Assessment Center para promoção ou avaliação das lideranças; Treinamento das lideranças e dos colaboradores; Avaliação do desempenho; Seleção de pessoas; Atuação e gestão das universidades corporativas visando o desenvolvimento de competências estratégicas e operacionais para o negócio, etc.

Atua alinhado à estratégia da empresa e tem o papel de promover uma empresa sustentável e saudável através de um time engajado e preparado para entregar os resultados atuais e demandas futuras.

Coaching

Coaching é um processo que acontece em um contexto de várias necessidades específicas. Entre elas: a busca de novos desafios profissionais, planejamento para alcance de determinados objetivos pessoais ou profissionais, desenvolver novas habilidades e competências, lidar com os desafios da liderança, insatisfação com aspectos da vida profissional, transição de área ou carreira, toma de decisões que precisam ser bem pensadas e elaborada pois geram impactos emocionais e/ou financeiros elevados.

O papel do coach é usar métodos e técnicas para identificar suas potencialidades e assessorar o cliente em suas decisões. É um processo breve e focado, que auxilia a pessoa em uma demanda específica.

Coaching não é psicoterapia uma vez que, ele foca e direciona para o objetivo/ dor do momento, a psicoterapia entende os motivos, o que está por trás, os motivadores do comportamentos, etc, aprofunda passado e presente e ajuda a fortalecer a pessoa em diversos níveis e área da vida.

Deseja saber mais sobre a diferença entre psicoterapia e coaching e do que você precisa neste momento? leia a matéria que está em nosso blog.